Alfabeto Fonético da OTAN é o alfabeto de soletração mais conhecido e utilizado.

Alfabeto Fonético da OTAN

O chamado alfabeto fonético da OTAN é o mais popular e, por consequência, o mais utilizado dentre os tipos de alfabeto de soletração. Apesar de ele ser chamado de alfabeto fonético, ele não tem nenhuma relação com o alfabeto fonético internacional, a não ser pelo fato de também ser uma ferramenta que busca facilitar a comunicação, principalmente, em relação a diferentes idiomas.

O uso do alfabeto fonético da OTAN é comum nas transmissões via telefone ou rádio, por isso, o alfabeto de soletração também é conhecido como alfabeto radiotelefônico. Atualmente, profissionais de diferentes áreas o utilizem, como do ramo do turismo e das telecomunicações. Porém, quem sempre fez muito uso dos alfabetos de soletração e são os responsáveis por vários deles foi o serviço militar.

Como funciona o alfabeto fonético da OTAN

A forma de utilizar o alfabeto radiotelefônico é bastante simples, pois consiste apenas em dizer as palavras que se referem às letras do alfabeto que formam a mensagem. Para desenvolver um alfabeto de soletração eficiente, uniforme e padronizado, entretanto, não é nada fácil, uma vez que foi necessário escolher as palavras certas, para que não causassem confusões na hora de serem ouvidas. Com os números de zero a nove acontece a mesma coisa, existe uma palavra para cada um deles, que normalmente é o nome do próprio número por extenso, porém, com algumas alterações para que também não haja problemas na transmissão de informações.

Criação do alfabeto fonético da OTAN

O alfabeto fonético da OTAN é baseado no alfabeto desenvolvido pela ICAO – Organização Internacional da Aviação Comercial –, conhecida também por Organização da Aviação Civil Internacional. A ICAO estava em busca de um alfabeto de soletração bastante eficaz, depois da Segunda Guerra Mundial, quando os militares também estavam desenvolvendo um alfabeto radiotelefônico para diminuir os problemas de comunicação entre os serviços militares.

No entanto, o alfabeto criado pela ICAO se mostrou tão eficiente que muitas outras organizações o adotaram. Além da OTAN, o ANSI – American National Standards Institute –, a OMI – Organização Marítima Internacional –, a UIT – União Internacional de Telecomunicações –, e a FAA – Federal Aviation Administration fizeram o mesmo.

Diferenciais do alfabeto fonético da OTAN

Apesar de muitas agências fazerem uso do mesmo alfabeto de soletração, cada organização faz as suas adaptações para que ele ofereça maiores resultados de acordo com as particularidades de cada lugar. No caso da OTAN, a organização usa as palavras numéricas no padrão do idioma inglês, como zero para 0, one para 1 e assim por diante, ao contrário da OMI, por exemplo, que utiliza palavras compostas Nadazero para 0, Unaone para 1, etc.

O nome alfabeto fonético da OTAN aparece na publicação “Allied Tactical Publication ATP-1, Volume II: Allied Maritime Signaland Maneuvering Book”, a qual é utilizada por todas as esquadras aliadas da OTAN. Para a comunicação militar, a organização também adotou uma maneira modificada do Código Internacional de Sinais, uma vez que ele permite a transmissão de mensagens por meio de Código Morse e bandeiras.

Já o nome alfabeto fonético da OTAN é tido como o mais conhecido e utilizado entre os demais, porque os sinais usados para facilitar as comunicações feitas por rádio e suas estratégias navais, bem como dos Estados Unidos, tornaram-se globais. O curioso é que a publicação ATP-1, onde consta o alfabeto fonético da OTAN é confidencial, não estando disponível para consulta pública. De qualquer forma, uma outra versão do alfabeto é disponibilizada a marinhas estrangeiras, além de aparecer em documentos militares internacionais.

O que é a OTAN

A sigla OTAN significa Organização do Tratado do Atlântico Norte, sendo também conhecida como Aliança Atlântica, uma vez que se constitui em uma aliança militar intergovernamental. A OTAN tem como base o Tratado do Atlântico Norte, instituído em 1949.

Bruxelas, na Bélgica, sedia o quartel-general da OTAN, que é tido como um sistema de defesa coletiva. Assim, em resposta a ataques de entidades externas, os integrantes da OTAN concordam com a defesa mútua.

Alfabeto Fonético